UniSociesc Joinville implementa projeto Todos no Esporte para jovens com deficiência intelectual
 

Matéria

UniSociesc Joinville implementa projeto Todos no Esporte para jovens com deficiência intelectual

15 / Dezembro / 2021

Além da iniciativa, a instituição também dispõe do programa Compartilhador, voltado a pessoas com deficiência de todas as idades. Ambas ações são gratuitas.

A UniSociesc, que faz parte do Ecossistema Ânima, coloca em prática uma série de ações que unem, de forma social e dialógica, ensino, pesquisa e extensão, favorecendo tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade. O curso de Psicologia da UniSociesc de Joinville oferece soluções que beneficiam moradores da cidade. Entre as iniciativas, estão dois projetos de extensão: Compartilhador e Todos no Esporte.

“Nossos projetos proporcionam uma discussão teórica e prática sobre possibilidades em habilidades sociais. Aplicamos um conjunto de técnicas profissionais em pessoas com deficiência que estão com dificuldade de inserção social para que tenham oportunidades de adaptação. Poder contar com a comunidade e nossos alunos nesse processo só reforça a importância da UniSociesc nos locais onde está inserida,” diz Adilson Aviz, professor de Psicologia da UniSociesc Joinville e coordenador das ações.

O Todos no Esporte nasceu em 2019 a partir da sugestão da assessora jurídica Milena Heleodoro, mãe do adolescente Henrique Heleodoro da Costa, de 19 anos. Henrique é paciente de Adilson na Clínica Escola da instituição há dois anos. O objetivo de Milena era melhorar a integração social do filho, diagnosticado com deficiência intelectual. O professor abraçou a ideia e, em conjunto com Milena, escreveu o projeto, voltado para jovens com deficiência intelectual. A iniciativa ensina basquete a adolescentes a partir de 14 anos, com limitações em habilidades mentais, e também presta atendimento psicológico a familiares deles.

“Meu filho me inspirou a escrever o projeto. Ele gosta de esportes e pudemos constatar o quanto o esporte é fundamental na vida de uma pessoa com deficiência. O Henrique aprendeu muito. O projeto ajuda na socialização escolar, ele ficou mais feliz e sua vida melhorou em todos os aspectos”, conta Milena.

Atualmente seis adolescentes participam da iniciativa e, segundo Adilson, são esperados mais quatro para o próximo ano. Os encontros ocorrem nas quartas-feiras, das 15h às 16h30, na quadra de esportes do Campus Park UniSociesc. Além de arremessos e movimentos feitos com a bola, os jovens treinam capacidades motoras e pessoais, que contribuem para melhorar o contato com as demais pessoas dentro e fora das quadras.

Para participar do projeto, os interessados devem passar por uma entrevista com professores da Clínica Escola. O Todos no Esporte conta com dois bolsistas da UniSociesc, dos cursos de Psicologia e Educação Física, além de uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, nutricionista, médica neurologista e fisioterapeuta.

O Compartilhador também está aberto à comunidade desde 2019. Nesse projeto, é oferecido acompanhamento psicológico a pessoas com deficiência de todas as idades, ou que estão acometidas pela depressão. Um profissional da Psicologia, ao lado de alunos, também pode acompanhar pessoas em sua vida diária para que consigam exercer atividades de maneira independente e autônoma. Esse assessoramento pode ser feito na escola, no local de trabalho ou até mesmo em casa. Até o momento, o projeto fornece assistência a três pessoas. Para obter esse tipo de apoio, é necessário se dirigir até a Clínica Escola, no Campus Anita Garibaldi, ou telefonar para (47) 3512-3100.

Atualmente, 20 alunos colaboram com a iniciativa. A atuação faz parte das atividades complementares propostas na matriz curricular. As horas que os estudantes se dedicam ao projeto, além de enriquecerem o processo de aprendizagem e complementarem a formação profissional, são contabilizadas para o cumprimento da carga horária total do curso.

Serviço:

O quê: “Projeto Todos no Esporte”, quartas-feiras, das 15h às 16h30, no Campus Park UniSociesc; e “Projeto Compartilhador”, de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, na Clínica Escola.

Como participar: Ir pessoalmente à Clínica Escola, localizada no Campus Anita Garibaldi. Rua: Gothard Kaesemodel, 833, Anita Garibaldi, Joinville. Também é possível telefonar para: (47) 3512-3100.

Todos os projetos são oferecidos gratuitamente à comunidade.