Joinvilenses conquistam seis medalhas de ouro nos Jogos Universitários Brasileiros
 

Matéria

Joinvilenses conquistam seis medalhas de ouro nos Jogos Universitários Brasileiros

15 / Outubro / 2024

Paratletas Luis Felipe Elicker Rosin e Mychael Teixeira da Silva venceram seis provas de velocidade em Brasília, nos 100, 200 e 400 metros

 

Os paratletas joinvilenses Luis Felipe Elicker Rosin e Mychael Teixeira da Silva voltaram com seis medalhas dos Jogos Universitários Brasileiros, que estão sendo realizados em Brasília até o dia 19 de outubro. No início do mês, os atletas do Time UniSociesc já tinham conquistado seis medalhas de ouro em provas de velocidade e salto nas Paralimpíadas Universitárias, realizadas em São Paulo.

Nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Luis Felipe Elicker Rosin venceu as disputas dos 100, 200 e 400 metros rasos na categoria T64 – atletas amputados de membros inferiores com prótese. Mychael Teixeira da Silva garantiu ouro nos 100, 200 e 400 metros rasos na categoria T37 – para atletas andantes com paralisia cerebral. Os dois são estudantes de Educação Física da UniSociesc de Joinville.

A competição foi muito boa. Foram três ouros para cada um, nas mesmas provas, mas em classes diferentes. Já estamos com um ritmo melhor porque na outra semana competimos também. Foi possível ver o que precisava ser corrigido e aí só colocamos em prática”, destaca Luis Felipe. “Estávamos com a mente confiante e viemos de uma mudança de treinamento, então temos melhorado nossas marcas. Fomos a terceira melhor equipe de paradesporto masculino no JUBs”, destaca Mychael.

O objetivo maior dos paratletas é bater o índice e poder ser convocado para as paralímpiadas de Los Angeles em 2028. O JUBs é a primeira competição que está valendo a marca para o ranking do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e vale também ranking para o Mundial Universitário em Berlim, no próximo ano.

A participação e o sucesso de Luis Felipe e Mychael não apenas celebram o talento esportivo, mas também destacam a importância da inclusão e da visibilidade do esporte paralímpico no ambiente acadêmico e social. Os dois fazem parte do Programa Bolsa-Atleta. O Bolsa-Atleta é o programa de incentivo ao estudo concedido pela UniSociesc a atletas participantes de competição promovida por alguma associação, confederação e/ou federação esportiva.

Além de integrarem o Time UniSociesc, os joinvilenses também representam, treinam e recebem suporte profissional do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe).