Festa do Fundidor reúne cerca de 700 pessoas em Joinville
12 / Dezembro / 2024
Evento organizado pela Escola Técnica Tupy homenageou Santa Bárbara – padroeira dos fundidores – e concedeu o título de Fundidor do Ano ao empresário João Baptista Filho
A Escola Técnica Tupy – instituição que integra o ecossistema UniSociesc – realizou na sexta-feira (6/12), no Campus Park UniSociesc, a 43ª edição da Festa do Fundidor. O evento reuniu cerca de 700 trabalhadores das áreas de fundição e metalurgia, alunos e ex-alunos da ETT, professores, familiares e comunidade.
A solenidade começou com o recebimento da imagem de Santa Bárbara, padroeira dos fundidores, e a entrega do título de Fundidor do Ano ao empresário João Baptista Filho, proprietário da Fundição Tiger, com sede no Paraná.
A escolha anual do profissional destaque do setor é uma tradição da festa, realizada desde 1979 em Joinville. Wilson Madeira, homenageado em 2023, passou o título a João Baptista, formado no curso de Fundição da Escola Técnica Tupy em 1971. “Essa é a coroação da nossa profissão e da luta do dia a dia. Sempre admirei todos os homenageados e tinha a vontade de estar no lugar deles. Hoje, finalmente, aconteceu”, disse o empresário.
Entusiasta e organizadora do evento, a professora da ETT, Maria Inez Reinert, lembra que as indústrias de fundição têm destaque na economia e fornecem peças essenciais para setores importantes como automotivo, agrícola, eletrônico, construção etc. De acordo com a Associação Brasileira de Fundição (Abifa), o setor movimenta cerca de R$ 7 bilhões por ano e emprega mais de 60 mil trabalhadores no país.
“Só em Joinville e no entorno temos cerca de 120 fundições de pequeno, médio e grande portes. Muitos profissionais do setor passaram pela Escola Técnica Tupy. Na região, fomos pioneiros na formação técnica desses trabalhadores e isso nos orgulha imensamente. Essa festa ressalta a importância da fundição e consagra quem faz parte dessa história”, diz a professora, pós-graduada em Engenharia de Fundição e que há mais de 30 anos leciona na área.
Depois das homenagens e do “batismo” do Fundidor do Ano, a noite seguiu com uma confraternização, muita risada e boas lembranças de quem, há décadas, atua no setor e participa do evento realizado pela Escola Técnica Tupy.