Egressos da ETT são reconhecidos por sua trajetória profissional
 

Matéria

Egressos da ETT são reconhecidos por sua trajetória profissional

20 / Março / 2025

Anderson José Beber recebeu o Prêmio Pinnacle, da Solenis, e Guilherme Thiago de Souza foi homenageado com a Medalha de Mérito Acadêmico da Abrasci

 

A Escola Técnica Tupy – instituição do ecossistema UniSociesc – acumula histórias de sucesso e protagonismo ao longo de seus 66 anos. Recentemente, dois egressos da instituição foram reconhecidos em suas áreas de atuação: Anderson José Beber e Guilherme Thiago de Souza.

Gerente de Consultoria Técnica da Solenis, Anderson recebeu em fevereiro, pela quarta vez, o Prêmio Pinnacle em reconhecimento a sua excelência técnica. A premiação é concedida pela empresa para destacar, anualmente, os funcionários com melhor desempenho em Aplicações, Gerenciamento de Produtos, Preços, Equipamentos e Marketing.

Fabricante de produtos químicos especializados, a Solenis conta com uma infraestrutura de instalações e especialistas globais. “Em 2008 tive a oportunidade de iniciar minha carreira na empresa e gostaria de agradecer a todos que contribuíram e que fazem parte desta conquista”, diz o engenheiro.

Na lista, Anderson inclui a Escola Técnica Tupy, onde estudou nos anos 1990. “Tenho muito orgulho de ser egresso da ETT, uma instituição que, sem sombra de dúvida, permitiu que eu tivesse a fundamentação técnica que agrego até os dias atuais. Foi na Escola Técnica Tupy que recebi uma espetacular base técnica para minha graduação em Engenharia”, afirma.

 

Inovação na saúde

Guilherme Thiago de Souza, criador da Bolha de Respiração Individual Controlada (BRIC), sistema que ajudou a salvar vidas durante a pandemia de Covid-19, é outro egresso da ETT que faz história.

Em fevereiro, o engenheiro e sócio da Roboris tomou posse na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci), onde passou a ocupar a cadeira de número 79. Durante a cerimônia, também foi homenageado com a Medalha de Mérito Acadêmico, um reconhecimento por sua contribuição ao setor aeroespacial e à inovação na área da saúde.

A BRIC tornou-se uma solução tecnicamente viável e efetiva no enfrentamento à crise global na pandemia. Além dos desafios técnicos inerentes ao uso clínico de forma efetiva, este dispositivo também teve o desafio da cadeia logística, de falta ou restrição de insumos e matéria-prima durante sua fabricação. Foi fundamental a colaboração entre a academia e a indústria para desenvolver esta solução de fabricação nacional”, afirma Guilherme.

 

O coordenador da Escola Técnica Tupy, professor Jeferson Marcelo da Silva, vibra a cada conquista de um ex-aluno. “É gratificante saber que a ETT teve um papel tão importante na formação desses e de tantos outros profissionais que passaram e que passam pela nossa escola. Muito nos honra saber que o aprendizado adquirido aqui continua agregando tanto valor. Cada conquista é, também, um reflexo do nosso compromisso em oferecer uma educação de qualidade.”