Alunos de Odontologia da UniSociesc de Jaraguá do Sul começam a atuar em projetos ligados ao SUS
 

Matéria

Alunos de Odontologia da UniSociesc de Jaraguá do Sul começam a atuar em projetos ligados ao SUS

14 / Junho / 2024

Estudantes de diferentes fases do curso terão a oportunidade de participar de projetos de estágio ou de extensão na UBS Wolfgang Weege a partir da próxima semana

 

Os alunos de Odontologia da UniSociesc de Jaraguá do Sul terão a oportunidade de participar de dois projetos – um de estágio e outro de extensão – ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da próxima semana. Estudantes de diferentes fases do curso vão atuar na UBS Wolfgang Weege. Os projetos serão contínuos e organizados para que os estudantes atuem em duplas.

No caso do projeto de extensão não há pré-requisito e estudantes de todas as fases podem participar. “O objetivo é que eles tenham a oportunidade de vivenciar as atividades das equipes multidisciplinares do SUS, aproximando o aluno da realidade e contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem, formando profissionais mais humanos e sensíveis às demandas da saúde bucal”, explica a coordenadora de cursos da área de saúde da UniSociesc, Gabriela Kozuchovski Ferreira.

Conforme a coordenadora, o estágio vai oportunizar uma nova experiência aos estudantes de Odontologia e, poderá, até mesmo influenciar em suas escolhas profissionais e ajudar na construção de competências e habilidades para atuar no modelo de atenção no SUS. “Os alunos também vão desenvolver atividades preventivas e educativas junto às escolas da rede pública de ensino”, destaca.

Já o projeto de estágio é destinado aos alunos das fases finais do curso de odontologia, que já tenham domínio de biossegurança, periodontia, dentística restauradora, cirurgia, endodontia e prevenção. “Eles vão realmente atuar no atendimento da população adulta e infantil do município, com supervisão. Poderão solicitar exames, realizar diagnósticos e planos de tratamento e encaminhar a especialidades, quando necessário. Isso contribui para uma formação prática diversificada e abrangente.”, conta Gabriela.

Esta parceria com a Prefeitura de Jaraguá do Sul vai beneficiar a comunidade e ao mesmo tempo proporcionar que os estudantes tenham novas experiências práticas de atendimento nas unidades do SUS. Os estudantes serão supervisionados, num modelo semelhante ao atendimento prestado pela Clínica-escola da UniSociesc, que já realiza atendimentos na unidade da instituição e também pode ser acessado pela população pelo telefone (47) 99258-0030”, explica a coordenadora.