Como funciona
A avaliação institucional da UniSociesc orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consolida a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior.
Assim, incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação da UniSociesc (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Saiba como funciona a Avaliação Institucional e a CPA
Apresentação
A Avaliação Institucional incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação da UniSociesc (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Todos esses mecanismos são utilizados pela gestão da UniSociesc, visando à melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação envolve concepção global e respeito à identidade da UniSociesc, que leva em conta a sua realidade, sua missão e seus objetivos.
Com finalidade construtiva e formativa, a avaliação institucional da UniSociesc envolve a comunidade acadêmica – que engloba os corpos docente, discente e técnico-administrativo -, procurando criar e desenvolver a cultura de avaliação.
Os resultados e as análises das atividades de autoavaliação realizadas pela UniSociesc são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.
Comissão Própria de Avaliação - CPA
A Comissão Própria de Avaliação – CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna da UniSociesc, pela sistematização e prestação das informações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC).
Compete à CPA deliberar sobre os critérios, métodos de análises e procedimentos de avaliação na UniSociesc, bem como definir as ações a serem tomadas de acordo com os resultados obtidos nas avaliações.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é a responsável pela condução dos processos de avaliação interna da UniSociesc e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC, prestando-lhe informações sobre a Instituição.
Conheça as CPAs da UniSociesc.
UniSociesc Joinville
Centro Universitário SOCIESC
• Presidente: Luiz Veriano Oliveira Dalla Valentina
• Representante Docente: Márcio Rogério de Oliveira
• Representante Docente: Michela Steluti Poleti Faria
• Representante Discente: Higor Borges Adão
• Representante Discente: Dalziza Rubiana Hartkopp
• Representante Técn. Administrativo: Matheus Beathalter
• Representante Técn. Administrativo: José Luis de Mederiros
• Representante Sociedade Civil: Leonardo Rosa Junior
• Representante Sociedade Civil: Adolar Pieske
UniSociesc Blumenau
Centro Universitário SOCIESC de Blumenau
• Presidente: Amanda Lang
• Representante Docente: Eli Teresinha Biscaro
• Representante Docente: Gisele Baumgarten Rosumek
• Representante Discente: Fabiana de Oliveira Bósio
• Representante Discente: Silmara Villwock Cezar
• Representante Téc. Administrativo: Andressa Fernanda Moraes
• Representante Téc. Administrativo: Geisa Juliete Mette
• Representante da Sociedade Civil: Anselmo Medeiros
• Representante da Sociedade Civil: Josiany Silva Kröplin
UniSociesc Itajaí
Faculdade SOCIESC de Educação de Itajaí
• Presidente: Moises Rodrigues dos Santos
• Representante Docente: Priscila Marques Correa
• Representante Técn. Administrativo: Daiane Basso
• Representante Sociedade Civil: Valdomiro de Lima
UniSociesc Jaraguá do Sul
Centro de Ensino Superior de Jaraguá do Sul
• Presidente: Chaiane Schoen
• Representante Docente: Jaciel Santos Karvat
• Representante Discente: Pedro Henrique Lourenço Bezerra
• Representante Técnico-administrativo: Ariel Lucas Gonçalves
• Representante Sociedade Civil Organizada: Fernando AlflenFaculdade Sociesc de Jaraguá do Sul
• Presidente: Chaiane Schoen
• Representante Docente: Bruno Matos de Farias
• Representante Discente: Isabele da Rocha da Silva
• Representante Técn. Administrativo: Ariel Lucas Gonçalves
• Representante Sociedade Civil: Fernando AlflenFaculdade SOCIESC de Educação de Jaraguá do Sul
• Presidente: Chaiane Schoen
• Representante Docente: Adavilson Martins Pins
• Representante Discente: Samuel Micheluzzi
• Representante Técnico-administrativo: Ariel Lucas Gonçalves
• Representante Sociedade Civil Organizada: Fernando AlflenInstituto Sociesc de Jaraguá do Sul
• Presidente: ERIKA MARAFIGO FERNANDES
• Representante Docente: Priscila Cembranel
• Representante Discente: Ana Claudia Schuhart
• Representante Técnico-administrativo: Ariel Lucas Gonçalves
• Representante Sociedade Civil Organizada: Fernando Alflen
UniSociesc São Bento do Sul
Centro de Ensino Superior SOCIESC de São Bento do Sul – 23203
• Presidente: Gabriela Kozuchovski Ferreira
• Representante Docente: Amanda Jaíne Maahs
• Representante Discente: Marisa Guzatto Costa
• Representante Téc. Administrativo: Letícia Schoffel
• Representante da Sociedade Civil: Geraldo Weiher MannFaculdade de Tecnologia Tupy de São Bento do Sul
• Presidente: Mably Rosalina Fernandes Branco Pio
• Representante Docente: Fagner de Moraes de Oliveira
• Representante Discente: Claudinei Wischral
• Representante Téc. Administrativo: Maria Aparecida de Albuquerque
• Representante da Sociedade Civil: Gerson ScholzeFaculdade SOCIESC de Educação de São Bento do Sul
• Presidente: Mably Rosalina Fernandes Branco Pio
• Representante Docente: Luiran Do Nascimento Betfuer
• Representante Discente: Gabriele Emeli Quost
• Representante Téc. Administrativo: Maria Aparecida de Albuquerque
• Representante da Comunidade Civil Organizada: Gerson ScholzeSistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes)
Instrumento de avaliação superior do MEC/Inep desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
Para a consecução de seus objetivos, o Sinaes utiliza vários procedimentos, que compreendem os processos de autoavaliação ou avaliação interna, bem como a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a avaliação in loco dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (Censo da Educação Superior e Cadastro Nacional de Docentes).
Na avaliação das instituições, o Sinaes considera as seguintes dimensões:
1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – identifica o projeto e/ou missão institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, especialmente no que diz respeito à (ao):
• concepção do currículo e organização didático pedagógica;
• coerência das práticas de investigação com a missão institucional;
• impacto das atividades de extensão na comunidade e na formação dos estudantes.
Incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã; de construção e disseminação do conhecimento; de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão.3. Os projetos de responsabilidade social da instituição voltados prioritariamente para ações que promovam:
• a inclusão social;
• o desenvolvimento econômico e social por meio da interação com a sociedade;
• a formação de cidadãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
Contempla o compromisso social da instituição como portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.4. A comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.
5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho – explicita as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições
objetivas de trabalho.6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios – avalia os meios de gestão para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.
7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, acesso de docentes e estudantes às informações – analisa a infraestrutura da instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da IES.
8. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional – considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuum, partícipes do processo de gestão da educação superior. Essa dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.
9. Políticas de atendimento aos estudantes, acompanhamento de egresso – análise das formas por meio das quais os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica, e os programas através do quais a IES busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil e o acompanhamento de egressos e de ações de oportunidades de formação continuada.
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica, com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.
Legislação da Avaliação Institucional
- Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
- Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 – regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC.
- Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010: Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 249, Brasília, DF, 29 dez. 2010, seção 1, p. 39 a 43.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP.
Relatório de Autoavaliação
Anos base 2021, 2022 e 2023
• Relatório de Autoavaliação – Centro Universitário SOCIESC de Blumenau
• Relatório de Autoavaliação – Centro de Ensino Superior SOCIESC de Jaraguá do Sul
• Relatório de Autoavaliação – Faculdade SOCIESC de Jaraguá do Sul
• Relatório de Autoavaliação – Faculdade SOCIESC de Educação Jaraguá do Sul
• Relatório de Autoavaliação – Instituto SOCIESC de Jaraguá do Sul
• Relatório de Autoavaliação – Centro Universitário SOCIESC
• Relatório de Autoavaliação – Faculdade de Tecnologia Tupy de São Bento do Sul
• Relatório de Autoavaliação – Faculdade SOCIESC de Educação de São Bento do SulAno Base 2022
• Relatório de Autoavaliação 2022 – Centro Universitário SOCIESC de Blumenau
• Relatório de Autoavaliação 2022 – Centro de Ensino Superior SOCIESC de Jaraguá do Sul
• Relatório de Autoavaliação 2022 – Faculdade SOCIESC de Jaraguá do Sul
• Relatório de Autoavaliação 2022 – Instituto SOCIESC de Jaraguá do Sul
• Relatório de Autoavaliação 2022 – Centro Universitário SOCIESC
• Relatório de Autoavaliação 2022 – Faculdade de Tecnologia Tupy de São Bento do Sul
• Relatório de Autoavaliação 2022 – Faculdade SOCIESC de Educação de São Bento do SulAno base 2021
• Relatório de Autoavaliação 2021 Centro Universitário SOCIESC de Blumenau – 1618
• Relatório de Autoavaliação 2021 Centro de Ensino Superior SOCIESC de Jaraguá do Sul – 23358
• Relatório de Autoavaliação 2021 Faculdade SOCIESC de Jaraguá do Sul – 3518
• Relatório de Autoavaliação 2021 Instituto SOCIESC de Jaraguá do Sul – 23095
• Relatório de Autoavaliação 2021 Centro Universitário SOCIESC – 1351
• Relatório de Autoavaliação 2021 Faculdade de Tecnologia Tupy de São Bento do Sul – 3691
• Relatório de Autoavaliação 2021 Faculdade SOCIESC de Educação de São Bento do Sul – 23202Resultados da Avaliação Institucional
Resultados 2024-1
• Centro de Ensino Superior SOCIESC de Jaraguá do Sul
• Centro Universitário SOCIESC de BlumenauResultados 2023-2
• Centro de Ensino Superior SOCIESC de Jaraguá do Sul
• Centro de Ensino Superior SOCIESC de São Bento do Sul
• Centro Universitário SOCIESC de Blumenau
• Centro Universitário SOCIESC Live
• Centro Universitário SOCIESC Presencial
• Centro Universitário SOCIESC Semipresencial
• Faculdade SOCIESC de Educação de Jaraguá do Sul
• Faculdade SOCIESC de Educação de São Bento do Sul
• Faculdade SOCIESC de Jaraguá do Sul
• Faculdade de Tecnologia Tupy de São Bento do Sul
• Instituto SOCIESC de Jaraguá do Sul
• UNISOCIES EADResultados 2023-1
• Centro de Ensino Superior SOCIESC de Jaraguá do Sul
• Centro de Ensino Superior SOCIESC de São Bento do Sul
• Centro Universitário SOCIESC de Blumenau
• Centro Universitário SOCIESC Live
• Centro Universitário SOCIESC Presencial
• Centro Universitário SOCIESC Semipresencial
• Faculdade SOCIESC de Educação de Jaraguá do Sul
• Faculdade SOCIESC de Educação de São Bento do Sul
• Faculdade SOCIESC de Jaraguá do Sul
• Faculdade de Tecnologia Tupy de São Bento do Sul
• Instituto SOCIESC de Jaraguá do Sul
• UniSociesc – Live
• Blumenau
• Jaraguá do Sul
• Joinville
• São Bento do SulResultados 2022-2
• UniSociesc – Live
• Blumenau
• Jaraguá do Sul
• Joinville
• São Bento do SulResultados 2022-1
• UniSociesc – Geral
• UniSociesc – Live
• Blumenau
• Jaraguá do Sul
• Jaraguá do Sul – Park Shopping
• Joinville
• Joinville – Anita Garibaldi
• São Bento do Sul
Resultados 2021-2
• Unidade de Blumenau
• Unidade de Jaraguá do Sul
• Unidade de Joinville
• Unidade de São Bento do Sul
• UniSociesc Live
Resultados 2021-1
• Unidade de Blumenau
• Unidade de Jaraguá do Sul
• Unidade de Joinville
• Unidade de São Bento do SulMelhorias a partir dos Resultados da Avaliação Institucional
Melhorias 2023.2
Unidade de Jaraguá do Sul
Unidade de São Bento do SulMelhorias 2023-1
Unidade de Joinville
Faculdade de Tecnologia Tupy de São Bento do Sul
Unidade de Blumenau
Unidade de Jaraguá do Sul
Unidade de JoinvilleMelhorias 2022-2
Unidade de Blumenau
Unidade de Joinville
Faculdade de Tecnologia Tupy de São Bento do Sul
Unidade de São Bento do Sul
Unidade de Jaraguá do SulMelhorias 2022-1
• Unidade de Blumenau
• Unidade de Jaraguá do Sul
• Unidade de São Bento do SulMelhorias 2021-2
• Unidade de Blumenau
• Unidade de Jaraguá do Sul
• Unidade de Joinville
• Unidade de São Bento do SulMelhorias 2021-1
• Unidade de Jaraguá do Sul
• Unidade de Joinville
• Unidade de São Bento do SulMelhorias 2020-2
• Unidade de Blumenau
• Unidade de Jaraguá do Sul
• Unidade de Joinville
• Unidade de São Bento do Sul
Na UniSociesc, você cria e constrói o futuro.
Aqui, o seu projeto de vida é o foco da sua formação. Por isso, a partir dos seus interesses, você desenvolve competências e habilidades que o preparam para um mundo em constante transformação. Vem pra UniSociesc!
Qualidade do ensino
Com uma formação de excelência reconhecida pelo MEC, a UniSociesc conta com um corpo docente com mais de 75% professores mestres e doutores, que estão por dentro do mercado, aliando prática e teoria tanto na sala de aula quanto em modernos laboratórios.
Saiba maisReferência em inovação e tecnologia
Com ambientes inovadores, que estimulam a criatividade e o desenvolvimento de projetos, a UniSociesc prioriza a prática profissional desde o início da formação. Para isso, conta com os melhores e mais modernos laboratórios entre as instituições de ensino do sul do país.
Saiba maisMatriz curricular inovadora
Na UniSociesc, o estudante é protagonista da sua formação e conta com um currículo integrado e que se baseia em seu próprio perfil, interesses e projeto de vida. Aqui, o aluno escolhe os temas mais adequados aos seus objetivos profissionais.
Saiba maisFormação multidisciplinar
A instituição conta com mais de 70 cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento. Sendo que, 85% deles têm conceito 4 ou 5, segundo o MEC.
Saiba maisHá 65 anos transformando vidas por meio da educação.
+70cursos
de graduação em todas as áreas do conhecimento.
+100
laboratórios e salas especiais.
+50
projetos de extensão com impacto na comunidade.
+26mil
pessoas beneficiadas pelas ações junto às comunidades em 2021.