Atleta paralímpico do time UniSociesc quebra recorde das Américas no arremesso de peso
9 / Maio / 2023
Edenilson Floriani alcançou feito na segunda fase do Campeonato Nacional de Atletismo. Luís Felipe Elicker Rosin e Mychael Teixeira também brilharam na disputa
O joinvilense Edenilson Floriani, atleta paralímpico do Time UniSociesc e do Centro Esportivo para Pessoas Especiais (Cepe), brilhou no fim de semana e quebrou o recorde das Américas no arremesso de peso. O feito foi alcançado na segunda fase do Campeonato Nacional de Atletismo, que aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo.
Edenilson atingiu a marca de 14,40m, o que o coloca no topo de sua classe – F42, para atletas com deficiência nos membros inferiores. O resultado, muito comemorado pelo estudante de Educação Física da UniSociesc, rendeu a medalha de ouro do arremesso de peso e ainda foi acompanhada por outra medalha de ouro, no lançamento de dardo.
Quem também quebrou recorde foi mais um estudante de Educação Física da UniSociesc. Luis Felipe Elicker Rosin estabeleceu o novo recorde brasileiro no salto em distância, com o índice de 5,84m na classe T64 – atletas amputados de membros inferiores com prótese. A marca garantiu a medalha de prata no salto em distância.
Já Mychael Teixeira da Silva levou prata e bronze nos 200m e 100m rasos, respectivamente. Mychael competiu na classe T37 – para atletas andantes com paralisia cerebral.
Vale lembrar que competição era a última chance para os paratletas fazerem o índice para o Mundial de Paris, que ocorrerá no mês de julho, porém o índice não é o único critério para convocação.
Edenilson, Luis Felipe e Mychael são atletas do Time UniSociesc, estudantes de Educação Física e fazem parte do Programa Bolsa-Atleta. O Bolsa-Atleta é o programa de incentivo ao estudo concedido pela UniSociesc a atletas participantes de competição promovida por alguma associação, confederação e/ou federação esportiva.
O trio ainda representa o Cepe e foi acompanhado pelos técnicos Eliandro Braz Lucio e Saulo Ferreira Tavares.