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CAPACITAÇÃO

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Modalidade
Presencial

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Objetivo: O curso Planejamento de Demanda e Previsão de Vendas – S&OP tem por finalidade mostrar como se coordena as operações de uma cadeia de suprimentos para que sejam atendidas as necessidades de mercado. Será abordada como a gestão de forecasting influencia no processo decisivo de uma organização para produtos regulares e também como elaborar planos para Introdução de Novos Produtos (NPI). O participante sairá do curso com uma visão ampla de como a gestão de operações torna-se importante com o aumento da concorrência e da incerteza do mercado, concretizando o Planejamento de Demanda e Previsão de Vendas com a aplicação do S&OP.

Público-alvo: Diretores, Gerentes, Supervisores e demais profissionais das áreas de Marketing, Comercial, Logística, Produção e Operações de empresas de todos os portes que desejam aprimoramento na gestão de demanda, previsão de vendas e da cadeia de produção, com ênfase na visão integrada dos negócios.
- Profissionais que desejam ferramentas práticas para a geração de valor na cadeia produtiva da empresa e empreendedores que buscam uma visão ampla da sua própria cadeia de produção.

Carga horária: 08 horas.

Programa:

• Funções do Planejamento da Demanda;
• Importância do Planejamento;
• Suporte do planejamento estratégico do negócio;
• Projeções Top Down x Bottom Up;
• Metas de vendas x Projeções de vendas;
• Garantia de que os planos sejam realísticos;
• Organização das Informações e Horizonte de Planejamento;
• Atribuição de Responsabilidades;
• Mensuração de Erros;
• Ferramentas de Planejamento;
• Coletando as informações corretas para seu planejamento;
• Etapas de Planejamento;
• Acompanhamento dos Ciclos de Planejamento;
• Previsão de Vendas e Plano de Vendas Irrestrito;
• Identificando a sazonalidade e ciclo de venda de seu mercado;
• Plano de Capacidade;
• Análise de Divergências - Visão Financeira (Curto Prazo) e Visão Estratégica (Longo Prazo);
• Utilizando o Pipeline como ferramenta de Forecast;
• Métodos qualitativos x quantitativos;
• Empurrar versus puxar a produção;
• Gerenciamento das mudanças de forma eficaz;
• Gerenciamento dos estoques de produtos finais;
• Gerenciamento da carteira de pedidos;
• Avaliação de desempenho;
• Desenvolvimento de trabalho em equipe;
• Gestão da Introdução de Novos Produtos (New Product Introduction - NPI);
• Percepção das razões do sucesso/falha dos produtos;
• Planejamento das estratégias de introdução de produtos;
• Gestão das operações de uma cadeia de suprimentos;
• S&OP (Sales and Operation Planning) – Conceitos e elementos para implementação;
• Custos das Alternativas para Alterar a Produção.



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