UniSociesc é segundo melhor centro universitário do Brasil, segundo ranking do MEC
 

Matéria

UniSociesc é segundo melhor centro universitário do Brasil, segundo ranking do MEC

31 / Março / 2023

Entre as instituições privadas de Santa Catarina, a IES garantiu novamente a primeira posição no Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade do ensino superior no país

A UniSociesc é o segundo melhor centro universitário do Brasil e, novamente, melhor Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Santa Catarina, conforme ranking do Ministério da Educação (MEC) divulgado nesta semana. O Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia a qualidade das graduações no Brasil, é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

“Ser o segundo melhor centro universitário do Brasil e ser a instituição número 1 entre as privadas com ou sem fins lucrativos de SC mostra o investimento da UniSociesc no ensino de qualidade, na infraestrutura e, principalmente, na formação dos professores. Os professores fazem toda a diferença. Eles são altamente capacitados e preparam o aluno para a realidade do mercado de trabalho. Além disso, nossos cursos estão conectados ao mundo do trabalho, o que faz muita diferença”, destaca o diretor geral, Flávio Sartori.

Para contextualizar o dado que mostra a segunda posição da UniSociesc entre os centros universitários do Brasil é preciso lembrar que o MEC credencia as instituições de ensino superior em três modelos: faculdade, centro universitário e universidade, de acordo com diversas prerrogativas acadêmicas e critérios definidos. Nesta categoria de centros universitários foram avaliadas 329 instituições.

Conforme Sartori, a UniSociesc nasceu na cidade de Joinville para atender a necessidade de formação de profissionais para uma das maiores empresas do país. “Foi desafiador há 64 anos e continua sendo desafiador hoje. A exigência pela qualidade, pela melhor entrega existe desde a criação da UniSociesc, que também tem unidades em Blumenau, Jaraguá do Sul e São Bento do Sul”, destaca.

No estado de Santa Catarina foram avaliadas 76 IES do ensino privado (com e sem fins lucrativos), e somente 16 tiveram conceito 4 no IGC (nenhuma IES foi avaliada com conceito 5, que é o máximo). Destas 16 IES, três são unidades da UniSociesc, ocupando o primeiro, terceiro e quarto lugar no ranking das IES privadas de Santa Catarina.

“Alcançar indicadores de excelência como os que conquistamos não é simples. O país tem mais de duas mil instituições de ensino superior. Mas somos apaixonados pelo que fazemos e esta paixão está materializada nesses resultados. A UniSociesc entrega qualidade e resultados no dia a dia para os estudantes e para a sociedade. Eu, pessoalmente, sinto muito orgulho de estar neste momento como diretor”, completa Sartori.

A UniSociesc registrou ainda a 13ª posição, entre 986 instituições privadas com fins lucrativos avaliadas no Brasil, e a 51ª posição entre 2012 instituições públicas e privadas. Neste recorte de públicas e privadas, se olharmos para SC, a UniSociesc fica atrás apenas da universidade federal.

Conjunto de indicadores que formam o IGC

O IGC é formado por um conjunto de indicadores que demonstram qualidade acadêmica, cada um com um percentual de participação: 20% relativo ao conceito do Enade; 35%  formado pelo índice de diferencial de desempenho; 15% relativo a um questionário respondido por estudante sobre a percepção da organização didático-pedagógica, infraestrutura e instalações físicas e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional; 30% com foco no corpo docente (proporção de mestres e doutores e regime de trabalho); além de nota da pós-graduação para IES com programa.

“O IGC é considerado o principal índice de qualidade acadêmica do ensino superior brasileiro”, explica Ivonete Steinbach Garcia, Business Partner da Estratégia Acadêmica da Ânima Educação, uma das principais organizações educacionais do país, da qual a UniSociesc faz parte. “Os resultados do IGC confirmam nossa certeza da realização de um trabalho sério, transformador, que expressa a qualidade dos nossos professores e, sobretudo, a qualidade de aprendizagem dos nossos alunos”, diz. Das 37 IES da Ânima que foram avaliadas, 62% ficaram com IGC 4.

Os dados do IGC são públicos e podem ser consultados por estudantes e população em geral. As notas vão numa escala de 1 a 5, e o índice serve de critério para criação novos cursos, políticas públicas, participação das instituições em programas e até sanções nos casos de resultados insatisfatórios.