Duração: a verificar
Titulação: Stricto Sensu
Turno(s): matutino, vespertino, noturno.
Unidades(s): Joinville | Boa Vista.

Abertura de Processo Seletivo 2018 e Matrícula em Disciplinas Isoladas – Prorrogadas Sine Die (Por Tempo Indeterminado)

O curso de Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica do Centro Universitário SOCIESC tem o seu foco nas demandas por inovação tecnológica das indústrias metal-mecânica e de transformados plásticos, capacitando profissionais com excelência para a estruturação, análise e resolução de problemas complexos. Sempre com a aplicação do método científico e do conhecimento atualizado e multidisciplinar. O curso tem validade nacional e é reconhecido pela CAPES, formando também professores para o magistério superior e contribuindo para o desenvolvimento tecnológico industrial da  região e do país.
Podem candidatar-se ao curso de Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica profissionais de nível superior com formação nas áreas de concentração do curso além de bacharéis nas ciências exatas, Matemática, Física e Química, bem como graduados em Tecnologia da Informação e Comunicação.
Temas de Pesquisa na área de MATERIAIS:
1)      Tribologia e Engenharia de superfície: Estudos de desgaste – desgaste adesivo, abrasivo, erosivo e hidroabrasivo; corrosão; produção e caracterização de camadas resistentes ao desgaste e/ou à corrosão em ligas metálicas; tratamentos térmicos superficiais: nitretação, oxidação; deposição de revestimentos por PVD; deposição de revestimentos por processos de soldagem; aspersão térmica; caracterização de superfícies. (Professor Responsável: Kassim S. Al-Rubaie e Professor Participante Orlando Preti; Professor Participante Fernando Silvio de Souza)
2)      Mecânica da fratura e fadiga dos materiais: Influência da microestrutura na tenacidade à fratura e fadiga dos materiais; fratura em aços, ligas de alumínio e materiais compósitos; tenacidade à fratura; fadiga termomecânica; fadiga de alto e de baixo ciclos. (Professores Responsáveis: Dr.Kassim S. Al-Rubaie e Prof. Dr. Wilson Alexander Hormaza Rodriguez e Professor Participante Orlando Preti)
3)      Materiais Poliméricos: concepção, desenvolvimento e caracterização de materiais poliméricos com propriedades físicas e mecânicas maximizadas, de grande interesse para diversos segmentos da indústria; polímeros biodegradáveis, compósitos poliméricos, biomateriais poliméricos; reciclagem de polímeros. (Professoras Responsáveis: Dra. Janaina L L Howarth e Dra. Marcia A Tomaz Duarte / Professora Participante Dra. Palova S Balzer)
 
Temas de Pesquisa na área de PROCESSOS DE FABRICAÇÃO: 
4)      Fundição: concepção, desenvolvimento e caracterização de ligas metálicas com propriedades físicas e mecânicas maximizadas aplicáveis em diferentes setores da indústria; relação entre composição química, microestrutura e propriedades mecânicas de produtos obtidos por fundição; caracterização de ligas fundidas. (Professores Responsáveis: Orlando Preti e Professor Participante Dr.Kassim S. Al-Rubaie / Professora Participante: Dra. Rosineide Junkes)
5)      Conformação: Otimização de processos de conformação; correlação dos  parâmetros do processamento termomecânico com a evolução da microestrutura e propriedades mecânicas de metais conformáveis para aplicações em diversos setores da indústria; simulação de processos de conformação a quente e a frio; caracterização dos fenômenos metalúrgicos associados à deformação plástica e aos tratamentos posteriores. (Professores Responsáveis: Dr.Kassim S. Al-Rubaie e Professor Participante:  Orlando Preti)
6)      Usinagem: Otimização de processos de usinagem mediante o uso de sistemas CAD/CAM/CAI/CAE/CAx; processos de uninagem: torneamento, fresamento HSC, fresamento 5 eixos, brunimento, retificação; fabricação de formas complexas – moldes e matrizes,  usinabilidade de materiais de engenharia-aços, ferros fundidos, aço para ferramenta  de conformação, ligas de alumínio; estudo da vida útil de ferramentas de corte utilizadas nos processos de usinagem; simulação de processos de usinagem;  monitoramento dos processos de usinagem. (Professores Responsáveis: Dr Nazareno de Oliveira Pacheco e Dr. Marcelo Teixeira dos Santos e Professor Participante Dr. Fabiano Mocellin)
7)      Tratamento térmico: Otimização de ciclos de tratamento térmico através da correlação entre os parâmetros do processo a microestrutura e propriedades mecânicas de ligas metálicas; tratamentos térmicos e transformações de fase em aços estruturais, aço para ferramentas de conformação, ligas de ferro fundido, ligas de alumínio e ligas de cobre; caracterização microestructural e ensaios mecânicos. (Professores Responsáveis: Dr.Kassim S. Al-Rubaie e Professor Convidado Orlando Preti)
8)      Soldagem: Otimização dos ciclos de soldagem através da correlação entre os parâmetros do processo a microestrutura e propriedades mecânicas de ligas metálicas; utilização de processos de soldagem com eletrodos e com proteção de gases em aplicações especiais; soldabilidade metalúrgica dos metais e suas ligas; soldagem de aços para fins estruturais, aço para ferramentas de conformação, ligas de ferro, ligas de alumínio e aços para transportes de fluido em oleodutos e gasodutos; caracterização microestructural e ensaios mecânicos destrutivos e não-destrutivos em produtos soldados; tenacidade à fratura de juntas soldadas. (Professores Responsáveis: Orlando Preti e Professor Participante Dr.Kassim S. Al-Rubaie )
9)      Processamento de materiais poliméricos: Otimização de parâmetros do processamento de materiais poliméricos através da caracterização microestructural e mecânica dos materiais bem como da integridade física do produto final; processos de injeção de termoplásticos; processos de extrusão; processos de rotomoldagem; processamento de termofixos através de processos de RTM, BMC e SMC; processos de vazamentos de termofixos; projeto e desenvolvimento de moldes híbridos; manufatura aditiva de materiais poliméricos (Professoras Responsáveis: Dra. Janaina L L Howarth e Dra. Marcia A Tomaz Duarte / Professora Participante Dr. Rogerio Araújo e Dra. Palova S Balzer)

10) Sistemas de medição e instrumentação:  Esta linha de pesquisa se preocupa com o desenvolvimento de instrumentos de medição que são usados nos sistemas de automação industrial. Com isto as pesquisas incluem temas relacionados a sensores, analisadores, processamento de sinais, detecção de faltas e falhas, sensores virtuais, interface com hardware, IoT etc. Também se investiga a influência dos sistemas de medição no monitoramento, controle e supervisão de processos industriais visando melhorias na produtividade, segurança, precisão, confiabilidade, otimização e estabilidade de tais sistemas. Responsável: Prof. Dr. Nazareno de Oliveira Pacheco.

Coordenador: Janaína Lisi Leite Howarth
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1998), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e Pós doutorado pela Universidade do Minho, Portugal (2008). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais com ênfase em polímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: resina termofixas, blendas, compósitos poliméricos, processos de prototipagem rápida (Sinterização seletiva a laser, Modelagem por fusão e deposição e vazamento de resina em moldes de silicone), materiais com gradiente funcional, moldes híbridos e reciclagem de polímeros (Poliésteres, elastômeros) . Atualmente é professora e coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica do Centro Universitário SOCIESC – UNISOCIESC Joinville, SC.
.