Caracterização do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção do Centro Universitário Sociesc – UniSociesc

 

O Programa tem como missão o ensino, pesquisa e desenvolvimento de estratégias, modelos, ferramentas e sistemas de gestão, que promovam a eficiência, eficácia e competitividade local e global dos sistemas de produção e sistemas de serviços.

O Programa tem como principal objetivo a formação de docentes, pesquisadores e profissionais que atuarão no ensino, na pesquisa, nos setores público e privado e na sociedade em geral.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção visa ser um agente de transformação social e tecnológica na região através da concreção dos seguintes objetivos:

  1. Prover as estudantes de pós-graduação de um sólido conhecimento e entendimento dos fundamentos e técnicas da Gestão de Conhecimento, e ao mesmo tempo fomentar o desenvolvimento de habilidades e atitudes empreendedoras frente aos problemas abordados;
  2. Estimular constantemente o pensamento crítico focado na inovação baseada na sinergia das componentes humana auxiliada pela tecnologia, e do empreendedorismo;
  3. Desenvolver competências necessárias à gestão de mudanças nas organizações;
  4. Estimular o desenvolvimento profissional dentro de um entendimento das responsabilidades éticas e profissionais.

 

Atuação

Área de Concentração: Engenharia de Sistemas de Produção

A  Engenharia de Sistemas de Produção estuda a melhoria contínua do complexo processo técnico-gerencial de desenvolvimento, produção e distribuição de bens e serviço pelo setor empresarial, envolvendo a necessidade de conhecimento de diversas áreas (particularmente Ciências Básicas, Engenharias e Gestão). Processos de desenvolvimento, operações e descartes de produtos bem como serviços específicos ao longo de seus ciclos de vida são objeto de pesquisa em problemas relacionados a melhorias e mudanças em sua qualidade, funcionalidade e confiabilidade (requisitos de clientes e demais partes interessadas), em sua eficácia e produtividade técnica, econômica e gerencial (requisitos das empresas) e em sua sustentabilidade (requisitos da sociedade), incluindo dimensões dos recursos humanos (como Saúde e Segurança do Trabalho) e materiais (energia, matérias primas e equipamentos) nele empregados.

Linha de Pesquisa: Engenharia de Produto
A linha de pesquisa Engenharia de Produto tem como foco o estudo de metodologias e aplicações relacionadas ao projeto e desenvolvimento de novos produtos e processos, com ênfase nos seus aspectos técnicos, informacionais e na variável ambiental. Problemas conceituais e empíricos de eficácia e produtividade são pesquisados em relação a velocidade e ao custo de desenvolvimento (engenharia concomitante), às questões ergonômicas de novos produtos e processos, às questões de segurança e saúde nos ambientes industriais projetados ou em operação e ao impacto ambiental na cadeia de produção consumo derivado das escolhas de projeto.
Linha de Pesquisa: Gestão de Sistemas Produtivos
A linha de pesquisa Gestão de Sistemas Produtivos busca desenvolver modelos, metodologias e estratégias capazes de contribuir diretamente para o aumento da competitividade das empresas, bem como avaliar aqueles já existentes em nível empírico sob as óticas da qualidade e da agregação de valor. A análise envolve a pesquisa em sistemas logísticos, manufatura flexível, produção enxuta e limpa, enfatizando a dimensão da melhoria de processo dos sistemas sócio-tecnológicos internos às organizações para um alcance mais eficaz de novas metas e objetivos organizacionais em função de mudanças e tendências observadas no ambiente externo.

Observação:

Coordenador: Prof. Dr. Luiz Veriano Oliveira Dalla Valentina Currículo Lattes

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (1981), Mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Professor Titular da Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC. Professor dos Programas de Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais da UDESC e do Mestrado Profissional em Engenharia de Produção do Centro Universitário SOCIESC/Sociedade Educacional de Santa Catarina. Coordenou o Programa de Ciência e Engenharia dos Materiais-PGCEM da UDESC (2011-2014). Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção e de Engenharia Mecânica e Materiais , atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica de produtos e processos e materiais para a engenharia.

Contato: ( 47) 3461-0246 ou luiz.valentina@unisociesc.com.br

Detalhes sobre o curso nesta unidade:

Alguma dúvida?

Mande seu email e telefone para falarmos com você!

Inscreva-se