Duração: 10 semestres
Titulação: Bacharelado
Turno(s): matutino, noturno.
Unidades(s): Curitiba | Pinheirinho, Joinville | Boa Vista, Curitiba | Palácio Avenida.

Esse engenheiro trabalha com os processos industriais que empregam transformações físico-químicas. Ele cria técnicas de extração ou obtenção de matérias-primas, sua utilização e transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose. O profissional formado na UniSociesc é habilitado a desenvolver produtos e equipamentos, além de pesquisar tecnologias e processos mais eficientes e menos agressivos para o meio ambiente. Também é capaz de projetar e dirigir a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.

Contato do coordenador: Curitiba - alessandra.berton@sociesc.org.br Joinville - fabiano.peixoto@sociesc.com.br

O leque de atuação do profissional é amplo e o coloca entre os mais bem remunerados dos engenheiros. Além do setor de petróleo, algumas frentes de trabalho tradicionais se mantêm estáveis, como a indústria de polímeros, de tintas e vernizes. Os segmentos farmacêutico e de cosméticos constituem importantes campos de trabalho, nos quais o profissional é chamado para pesquisar e desenvolver novos produtos. Na área ambiental, existem vagas no tratamento de resíduos, no reaproveitamento de matérias-primas e na geração de energia de fontes renováveis.

Contratam engenheiros químicos indústrias de papel e celulose, materiais de construção, cosméticos e perfumes, produtos de limpeza e higiene, cerâmica, cimento e vidro, têxtil, alimentícia e de bebidas, farmacêutica, entre outras. Esse profissional, em seu dia a dia, estuda a viabilidade técnica e econômica da produção de novos produtos, gerencia o emprego de tecnologias na produção de produtos químicos, desenvolve equipamentos para o processo físico-químico de transformação de matéria-prima, define normas e técnicas de manipulação e descarte de produtos químicos, cria e otimiza técnicas de extração de matérias-primas, realiza controle de poluição em usinas e controle de qualidade no produto final, efetua vistorias, perícias e avaliações para a emissão de laudos técnicos, entre outras atividades.

  • Enfoque em processos químicos e biotecnológicos e em engenharia do meio ambiente e energias renováveis;
  • Estrutura de laboratórios para aulas práticas e projetos de pesquisa;
  • Experiência e titulação dos professores.
Unidade Valor Com desconto
Joinville - Boa Vista - Manhã 1.156,00 1.156,00
Joinville - Boa Vista - Noite 1.360,00 1.360,00
Curitiba - Centro - Noite 1.552,00 1.552,00
Curitiba - Pinheirinho - Noite 1.552,00 1.552,00

Bolsa não cumulativa com os demais descontos e/ou financiamentos ofertados institucionalmente, exceto Fies e Prouni. Caso o aluno venha obter o Fies, o desconto será mantido; caso obtenha o Prouni, os descontos se acumularão.