Duração: 10 semestres
Titulação: Bacharelado
Turno(s): matutino, noturno.
Unidades(s): Blumenau, Curitiba | Pinheirinho, Joinville | Boa Vista, Jaraguá do Sul, Curitiba | Palácio Avenida, Itajaí.

De forma generalista, o engenheiro mecânico atua no desenvolvimento de projetos de sistemas mecânicos e termodinâmicos. O profissional formado na UniSociesc é capacitado a projetar, instalar, manter, otimizar e operar sistemas mecânicos, termodinâmicos, eletromecânicos, de estruturas e elementos de máquinas, desde sua concepção, análise e seleção de materiais, até sua fabricação, controle e manutenção. É ele quem providencia moldes das peças, cria protótipos e testa os produtos. Além disso, ainda organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança na linha de produção.

Contato do coordenador: Curitiba - jve4090@sociesc.com.br Joinville - marcelo.teixeira@sociesc.com.br

Assim como acontece com as demais engenharias, a profissão de engenheiro mecânico oferece boa remuneração e está em alta no mercado de trabalho. Como se trata de uma profissão bastante abrangente, há boas oportunidades para o engenheiro mecânico em diversas indústrias, como montadoras de automóveis, indústria têxtil e eletroeletrônica. Além das oportunidades tradicionais de trabalho, podemos citar também as indústrias emergentes, como a petroquímica, de celulose, açúcar, álcool e gás. Tais indústrias vão demandar uma grande quantidade de mão de obra especializada em engenharia mecânica.

Indústrias de diversos setores, como a automobilística, aeronáutica e de geração de eletricidade, órgãos governamentais e empresas de comércio e serviços são as maiores empregadoras de engenheiros mecânicos. Em seu cotidiano, o profissional irá projetar e coordenar a fabricação de moldes para ferramentas, máquinas e dispositivos para testes de resistência mecânica; fazer protótipos de máquinas e testar produtos; pesquisar e desenvolver produtos e gerenciar as diversas etapas de sua fabricação; planejar e instalar linhas de produção; acompanhar a comercialização da produção e dar suporte técnico aos clientes.

  • Engenharia integrada por computador nas áreas de projeto mecânico, processos de usinagem, conformação mecânica e soldagem;
  • Atividades práticas realizadas em modernas instalações de laboratórios.
Unidade Valor Com desconto
Blumenau - Noite 1.312,00 1.049,60
Curitiba - Pinheirinho - Noite 1.825,00 1.569,50
Curitiba - Centro - Noite 1.780,00 1.602,00
Itajaí - Noite 1.512,00 1.209,60
Jaraguá do Sul - Manhã e Noite 1.512,00 1.512,00
Joinville - Boa Vista - Manhã 1.512,00 1.512,00
Joinville - Boa Vista - Noite 1.779,00 1.779,00

Curso ofertado nas unidades acadêmicas de Blumenau, Itajaí e Jaraguá do Sul conforme Lei 9.394/1996, Decreto 9.057/2017, Portaria MEC 11/2017 e ato de autorização do Centro Universitário UniSociesc, de acordo com o currículo do curso disponível neste site www.unisociesc.com.br. Cursos na modalidade educacional que utiliza meios e tecnologias de informação e comunicação em atividades educativas realizadas em lugares e tempos diversos, bem como aulas e atividades presenciais com carga horária significativa.

Bolsa não cumulativa com os demais descontos e/ou financiamentos ofertados institucionalmente, exceto Fies e Prouni. Caso o aluno venha obter o Fies, o desconto será mantido; caso obtenha o Prouni, os descontos se acumularão.