Duração: 10 semestres
Titulação: Bacharelado
Turno(s): noturno.
Unidade(s): Joinville | Boa Vista, Curitiba | Pinheirinho.

Atualmente, o setor industrial depende muito da tecnologia para melhorar seus processos produtivos, ganhar agilidade e diminuir custos de fabricação. Por conta disso, as empresas investem cada vez mais em sistemas automatizados. E é o engenheiro de controle e automação quem vai projetar, desenvolver e gerenciar equipamentos utilizados nos processos produtivos dos mais diversos tipos de indústria. O engenheiro de controle e automação formado pela UniSociesc é capacitado a planejar, desenvolver e operar equipamentos e sistemas automatizados com o objetivo de transformar processos produtivos antes realizados manualmente.

Contato do coordenador: Curitiba - vagner.neckel@unisociesc.com.br

Para os engenheiros de controle e automação, o mercado está em alta, faltam profissionais com essa formação no país. Tradicionalmente, os setores que mais empregam são o de petróleo e gás, manufatura, mineração, metalurgia e automobilística. No entanto, como o mercado está aquecido, o profissional consegue atuar em estruturas muito distintas, seja da indústria, do comércio, de residências ou de serviços públicos.

Três novas áreas apresentam grande potencial: indústria portuária, robótica e a domótica (pesquisa e desenvolvimento de automação de rotinas e tarefas domésticas).

Empregam esse profissional: petroquímicas, indústria naval e aeronáutica, indústria química, farmacêutica e biomédica, setor de alimentos e produção agrícola, empresas de melhoramento e modernização predial, bancos, setor de tecnologia (hardware/software), empresas públicas (agências e Forças Armadas), empresas de manutenção de equipamentos industriais e prediais. Em sua rotina, o engenheiro de controle e automação é responsável pela programação das máquinas e pela adaptação de softwares aos processos industriais. Também redimensiona, opera e mantém os sistemas e equipamentos já instalados. E pode atuar na gestão fabril/empresarial, na organização de projeto e também na fabricação e manutenção em diversas atividades que estejam relacionadas com automação industrial e processos.

  • Eleito o melhor de Santa Catarina;
  • 9º melhor do Brasil;
  • Robótica móvel e industrial;
  • Programação de sistemas de supervisão;
  • Programação de redes industriais.
Unidade De Por
Curitiba - Pinheirinho 1552,00 1474,40
Joinville - Boa Vista 1512,00 1436,40

Bolsa não cumulativa com os demais descontos e/ou financiamentos ofertados institucionalmente, exceto Fies, Juro Zero – PraValer e Prouni. Caso o aluno venha obter o Fies ou Juro Zero – PraValer, o desconto será mantido; caso obtenha o Prouni, os descontos se acumularão.

 

Conheça o infográfico do nosso Modelo de Ensino.

Download do projeto pedagógico